12 de abril de 2019

Como sobreviver ao período de avaliações

O período de avaliações é sempre um verdadeiro desafio à gestão de stress de qualquer educador ou professor independentemente de terem que lidar com a avaliação de um ou mais grupos/turmas. Este período de avaliações também depende muito de instituição para instituição pelo que podemos ter de lidar com avaliações trimestrais ou semestrais (como é o meu caso).


AS OBSERVAÇÕES INDIVIDUAIS TÊM QUE ESTAR EM DIA

Quem diz observações(na educação de infância), fala em instrumentos de avaliação nos restantes níveis de ensino. Uma vez que as observações individuais são a base da minha avaliação é necessário tê-las em dia, organizadas e categorizadas.

Por exemplo: Eu utilizo um caderno sem linhas dividido em 20 partes (número de crianças atual do meu grupo) e em cada uma das partes escrevo as observações acerca determinada criança. Tento organizar este caderno pelo menos uma vez por mês para ter sempre tudo em dia.

  

COMEÇAR COM BASTANTE ANTECEDÊNCIA

O planeamento antecipado é a base da produtividade, por isso gosto de começar a planear este período tão stressante com bastante antecedência. No meu caso, eu trabalho com grelhas de avaliação em que todas têm a mesma base, mas são diferentes de criança para criança conforme os objetivos que têm ou não adequiridos, por isso, assim que dei por encerradas as avaliações do 1.º semestre alterei logo todas as grelhas (gerais e individuais) que serão usadas na avaliação final.

Nos restantes níveis de ensino, será facilitador saber exatamente os dias em que serão dadas as provas para assim se planear de modo a ter todos os testes prontos com um mês de antecedência. 


DEFINIR UM PLANO OU ESTRATÉGIA DE TRABALHO

Sabendo quando será o próximo período de avaliação deverei planear-me de modo a começar a trabalhar com um mês de antecedência e reservar uma semana para rever todas as avaliações com calma.
Desta forma, o meu plano de trabalho começa pelo preenchimento das grelhas gerais do grupo que são apenas de uso e organização pessoal, depois preencho todas as grelhas individuais de 0-1 ano e só depois de terminadas é que passo para as de 1-2 anos, após ter todas as grelhas preenchidas passo para a realização dos textos individuais.


ACREDITAR QUE NADA É IMPOSSÍVEL

Durante o período de avaliação do 1.º semestre pensei muitas vezes que não ia conseguir cumprir os prazos porque os níveis de ansiedade e de cansaço estavam altíssimos. Contudo, uma das minhas melhores estratégias foi acreditar que era possível, não stressar sempre que pegava nas grelhas e aproveitar todos os pequenos momentos para trabalhar. Desta forma, consegui terminar todas as avaliações com uma semana de antecedência que me possibilitou rever cuidadosamente toda a estrutura e conteúdo de cada avaliação. 


2 comentários:

  1. Dicas excelentes! Tô em período de TCC então ajuda bastante fazer o que indicou!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!