8 de abril de 2019

Como organizo o meu mês no Calendário Google

A organização é essencial no dia a dia de qualquer pessoa que queira ser bem sucedido em qualquer área da sua vida. Depois de ter passado por tempos meios conturbados em que me sentia sem rumo e sem foco, heis que decidi parar para me planear. Gosto de usar vários métodos e aplicativos de organização, neste sentido hoje decidi partilhar convosco  como eu me organizo utilizando o Calendário da Google.


Esta é a visão geral do Calendário Google no computador, podem alterar o tipo de visão para Dia, Semana, Mês, Ano, Agenda ou 4 Dias, no entanto eu adoro ter a visão de todo o mês em bloco. Uma particularidade desta agenda é que podemos criar vários Calendários de acordo com as nossas necessidades. Por exemplo, eu tenho o calendário Pessoal, para os meus compromissos pessoais, o Aniversários, para marcar todos os aniversários das pessoas que me são importantes, o Mil Coisas Por fazer, para organizar o blog, o OSZ para me organizar quanto ao meu trabalho e o Rotina, para organizar todos os blocos do meu dia (no entanto trata-se mais de um calendário de referência e por isso raramente está selecionado). Todos os restantes calendários, já vêm com o aplicativo.


Para iniciar a organização do meu mês eu gosto de planear cada área da minha vida de cada vez, para tal, começo por selecionar o calendário Holidays in Portugal para ter noção de todos os feriados e de seguida seleciono os calendário de aniversários para ver se tenho ou não de comprar presentes ou preparar algo especial. 


Para a criação de um Evento (na versão do computador) basta clicar no dia pretentido e parece logo uma janela onde escrevemos o nome do evento e selecionamos o calendário pretendido. Para uma organização rápida isto basta, mas eu gosto sempre de detalhar o máximo possível para assim poder ter acesso a todas as informações num único lugar.



Para tal, basta selecionar o Evento e carregar no lápis que diz "Editar evento". Desta forma, abre uma janela em que podemos detalhar tudo o que precisámos incluindo, local, hora, agenda, código de cores, bem como adicionar descrição ou anexos e convidar pessoas para esse evento. 



Para a organização do blog eu costumo utilizar um código de cores. Começo por distibuir todas as ideias de post para o mês e de seguida entro em cada evento e coloco algumas informações importantes na descrição do evento, como o que é necessário fotografar, pontos essenciais do post etc. Por fim seleciono a cor de cada evento de acordo com o estado atual do post: vermelho para posts que quero fazer mas que ainda não comecei, laranja para posts que já estão de alguma forma em andamento e amarelo (cor padrão do calendário) para posts prontos e agendados.

Sempre que quero fazer algo relacionado com o blog, mas que não se trata de um post gosto de colocar a verde para destacar.


Relativamente à organização do meu trabalho com o Calendário Google este é mais simples já que tenho sempre a mesma rotina diária e semanal e por isso acabo por colocar à segunda-feira como evento de Dia Todo o tema da semana, e depois coloco a atividade a realizar em cada dia no seu devido horário.


Uma vez que todas as segunda-feiras são destinadas ao Dia do Brincar e que a sexta tem como foco a Hora do Conto criei uma periodicidade personalizada para todas as segunda e sextas até ao final do período de lecionação.


O calendário Rotina, prende-se essencialmente com a organização dos meus dias de trabalho em blocos de tempo para que eu me possa cobrar a realização ou não de determinadas ações.


Esta é a visão geral do meu Calendário Google com todas as minhas agendas selecionadas, mas como referi anteriormente podemos apenas selecionar apenas alguns dos nossos calendários. Também é importante referir que é possível partilhar calendários com outras pessoas e que como é um aplicativo da google sincroniza-se rapidamente com todos os dispositivos (computador, telemóvel e tablet). 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!